10 0

Por  em Blog

gal12Adeus garagem! Pesquisa mostra que empreendedores em 81 países já adotam escritórios compartilhados para trabalhar

A prática de compartilhar o espaço físico de um escritório com mais de uma empresa está ganhando força no mercado mundial e hoje já está presente em 81 países. Chamada de coworking, a ideia é simples: ao invés de alugar um escritório e arcar com todas as despesas associadas a essa estrutura, uma pequena empresa ou startup aluga uma parte de uma sala de escritórios para colocar sua equipe e divide os custos comuns da estrutura com outras empresas que também ali funcionam.

Ao que parece, os espaços de coworking são para os empreendedores do século XXI o que as garagens da casa dos pais foram para as startups do século XX. Segundo pesquisa do portal de coworking Deskmag, atualmente há mais de 2,5 mil espaços compartilhados em atividade e nos últimos 12 meses foram abertos 4,5 novos escritórios de coworking por dia no mundo.

levantamento ainda mostra que o contingente de trabalhadores – os coworkers – cresceu 117%, atingindo mais de 110 mil profissionais em fevereiro de 2013. A maioria dos espaços compartilhados de trabalho está na Europa (1160), seguida da América do Norte (853), Ásia (245), América do Sul (141), Oceania (67) e África (24).

Além da comodidade e economia, os empreendedores têm secretária para atender as ligações, boa conexão de Internet e podem reduzir despesas com limpeza e telefonia, por exemplo.

Além disso, segundo Paula Camanho, gestora da unidade de São Paulo da empresa CWK Coworking, um empreendedor pode alavancar seus negócios com a ajuda da nova rede de contatos. “Numa mesma sala, o dono de uma pequena agência de design pode, por exemplo, conseguir um novo cliente, contratar o serviço de um redator e revisor e até de um designer. É um mundo de possibilidades”, diz Paula.

Segundo dados de comunidades de coworking espalhadas pela Internet, o Brasil já possui mais de 100 escritórios compartilhados espalhados por cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis e outras.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/ti-corporativa/2013/04/26/escritorios-de-coworking-aumentam-e-favorecem-novas-startups/

Leave a comment

* required