16 0

Por  em Blog

Uma pessoa que pensa em abrir um negócio, vê os espaços de coworking e suas vantagens em termos de investimento e infraestrutura com internet, recepcionista, salas de reunião, tudo com um preço relativamente baixo. Mas o verdadeiro diferencial não é esse. O coworking oferece para um empreendedor mais do que espaço físico.

A Inc. Magazine (www.inc.com) entrevistou alguns donos de espaços de coworking para ouvir o que eles tinham a dizer sobre as vantagens menos concretas de se investir em um ambiente colaborativo.

Liz Elam, fundadora do Link Coworking, em Austin, aponta que o benefício em networking oferecido pelos espaços vai muito além de fazer contatos profissionais, estendendo-se para um apoio emocional vindo de gente que já passou pelos mesmos perrengues:

“A primeira razão pela qual um novo negócio deveria se unir a um espaço de coworking é pelo apoio da comunidade. Abrir um negócio é assustador. É um risco enorme, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Os membros do coworking vão te ajudar. Eles vão permitir que você dê voz a suas ideias, vão te dar um feedback honesto e torcer por você quando você for bem sucedido. É um mecanismo de apoio que já vem pronto, é diversificado e está só esperando que você entre lá e se junte a ele.”

Casey Bernard é um dos casos de sucesso que brotaram do Link. Ela é fundadora do CheckInsights, e além de concordar que os espaços funcionam como uma espécie de grupo de apoio para novos empreendedores inseguros, ela enaltece as vantagens de se estar em um ambiente de gente capacitada e talentosa:
“Eu trabalhava sozinha, em casa, depois de me mudar para Austin. Eu me sentia isolada e não estava realmente criando laços com ninguém através dos eventos típicos de networking, ou trabalhando em cafés.” Casey conta que, depois de entrar pro Link, fez contatos que a ajudaram a lidar com os trâmites legais da empresa, além de ter a oportunidade de apresentar a primeira demo do produto em uma sala de reunião para um profissional de pesquisa de marketing, que ofereceu a ela um feedback antes da reunião oficial com o cliente.

O feedback de gente experiente e que sabe do que está falando, aliás, é unânime na lista de vantagens dos adeptos do coworking. “Aqui, o intervalo para o almoço, ou qualquer outro intervalo, podem virar sessões de brainstorming com gente bem inteligente. Você não precisa esperar até o dia seguinte para ter um feedback sobre uma idéia nova”, diz Craig Baute, dono do espaço CreativeDensity, em Denver.

Don Ball, co-fundador do CoCo, completa: “Você consegue construir rapidamente uma rede social diversificada, que pode desembocar em novos clientes, novos investidores e recursos para conseguir fazer a coisa acontecer.” Noelle Starry, co-fundadora do LaunchpadCreatives, de New Jersey, diz quase a mesma coisa: “No nosso espaço, assistimos networking e parcerias acontecerem muito mais rápido do que em outros ambientes.”

Trabalhar em coworking pode poupar tempo e recursos preciosos, como diz Baute: “A melhor parte de começar um negócio em um espaço de coworking é a rapidez e flexibilidade com que as coisas acontecem. Se você precisa resolver algum problema que está fora da sua área, provavelmente existe alguém por ali que pode te dar uma mão por algumas horinhas. Se você estivesse trabalhando sozinho, teria que correr atrás de alguém qualificado, anunciar em algum lugar, contratar essa pessoa… isso consome um tempo valioso e você ainda corre o risco de contratar alguém com habilidades questionáveis.”

Queremos saber de você. Você conhece alguém que aproveitaria bem um espaço de coworking?

Fonte: http://www.inc.com/jessica-stillman/support-and-serendipity-under-appreciated-benefits-of-coworking.html

Leave a comment

* required